terça-feira, dezembro 16, 2003

Um americano sensato



Crítico contumaz da guerra ao Iraque, o documentarista americano Michael Moore, que conquistou o Oscar com 'Tiros em Columbine', colocou uma carta aberta em sua página na internet, na qual lembra os americanos do envolvimento de longa data dos EUA com o ex-aliado Saddam Hussein. 

Leia a íntegra da carta:

'Nós finalmente pegamos nosso Frankenstein e ele estava em um buraco de aranha'

'Graças a Deus, Saddam finalmente voltou para as mãos americanas! Ele deve realmente ter sentido saudade de nós. Cara, ele realmente parecia mal! Mas, pelo menos ele ganhou um exame odontológico grátis hoje. Isso é uma coisa que a maioria dos americanos não consegue".

'Os EUA costumavam gostar de Saddam. Nós amávamos Saddam. Nós o financiamos. Nós o armamos. Nós o ajudamos a lançar gases contra tropas iranianas'.

'Mas, então, ele estragou tudo. Ele invadiu a ditadura do Kuwait e, ao fazer isso, fez a pior coisa imaginável -- Ele ameaçou um outro melhor amigo nosso: a ditadura da Arábia Saudita e sua vasta reserva de petróleo. Os Bushes e a família real saudita foram e são parceiros comerciais íntimos, e Saddam, em 1990, cometeu o erro crasso de chegar muito perto das riquezas dos sauditas. As coisas começaram a desmoronar para Saddam a partir daquele momento'.

'Mas nem sempre foi assim. Saddam era nosso bom amigo e aliado. Nós apoiamos o regime dele. Não foi a primeira vez que ajudamos um assassino. Nós gostamos de brincar de Dr. Frankenstein. Nós criamos vários monstros - o xá do Irã, Somoza da Nicarágua, Pinochet do Chile - e depois nós manifestamos desconhecimento ou choque quando eles atacam furiosamente e massacram o povo. Nós gostávamos de Saddam porque ele estava disposto a lutar contra os aiatolás. Então, nós garantimos que ele receberia bilhões de dólares para a compra de armas. Armas de destruição em massa. Isto mesmo, ele as tem. Nós deveríamos saber disso: nós as demos a ele!".

'Nós deixamos e encorajamos corporações americanas a negociar com Saddam na década de 1980. Foi assim que ele consegui agentes químicos e biológicos para que ele pudesse usá-los em armas químicas e biológicas. Eis aqui uma lista de algumas coisas que mandamos para ele ( de acordo com um relatório de 1974 do Senado dos EUA):

* Bacillus Anthracis, causa do antraz; * Clostridium Botulinum, uma fonte da toxina botulina; * Histoplasma Capsulatam; causa de uma doença que ataca pulmões, cérebro, coluna vertebral e coração; * Brucella Melitensis, uma bactéria que pode causar danos a órgãos importantes; * Clostridium Perfringens, uma bactéria altamente tóxica que causa doença orgânicas; * Clostridium Tetani, uma substância altamente toxicogênica."
(Globo online)

Nenhum comentário: