quarta-feira, janeiro 28, 2004

Família de Che vê filme de Waltinho

O novo filme de Walter Salles, "Diários de motocicleta", foi elogiado pela família do líder revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, conforme noticiou o site da "BBC". O longa, com estréia prevista no Brasil para 16 de julho, foi apresentado pelo produtor do filme Robert Redford, à viúva de Guevara, Aleida, e aos filhos do casal em uma sessão particular em Cuba. Um companheiro de guerrilha de Che, Ramiro Valdés, que combateu ao lado do revolucionário na guerra civil que antecedeu a tomada do poder pelos comunistas na década de 50, também assistiu ao filme.

- É excelente - disse Aleida Guevara, que cedeu os diários do marido ao diretor Walter Salles.

O presidente de Cuba, Fidel Castro, visitou Redford no Hotel Nacional na tarde desta segunda-feira para cumprimentá-lo pelo filme. "Ele parecia estar bem de saúde, estava bem humorado e espirituoso," disse Redford. "Vim apresentar o filme que produzi sobre Che Guevara e estou muito feliz de estar em Cuba," disse Redford.

"Diários de motocicleta" narra a história da viagem que Guevara fez de moto pela América do Sul em 1952 ao lado do amigo Alberto Granado, quando ainda era um estudante de medicina.

- Se você ler o livro que meu pai escreveu sobre a viagem dele pela América Latina, vai ver que o filme é muito fiel ao original - elogiou Célia, filha de Che.

Foi nesta viagem que o revolucionário conheceu de perto a pobreza na América do Sul e incentivou Che a entrar nas guerrilhas lideradas por Fidel Castro no México. Há uma semana, no festival americano de Sundance, o novo filme de Walter Salles foi aplaudido de pé por cerca de 1.200 pessoas.
(Globo on)


Nenhum comentário: