sexta-feira, agosto 05, 2005

Não sei se concordo, mas respeito

Salvemos o PT! (Frei Betto, artigo publicado em O Dia)

O fato de alguns dirigentes do PT terem agido em contradição com a ética e os princípios do partido não significa que houve conivência do conjunto de sua direção e, muito menos, de sua militância, em geral gente pobre, desempregados, donas-de-casa, operários, pequenos agricultores, estudantes e profissionais liberais.

Excessos, traições e corrupções ocorrem, infelizmente, em todas as instituições. Até Jesus teve Judas em seu grupo.


O PT não merece ser levado na enxurrada do esgoto destampado pelo deputado Roberto Jefferson. Precisa ser preservado e depurado, como bem percebeu o presidente Lula ao apoiar as CPIs.


Nunca me filiei ao PT, mas participo de sua história, abonei-o junto às Comunidades Eclesiais de Base e aos movimentos populares. Como cidadão, constato que ele está comprometido com o futuro do país. Se o PT naufragar junto com seus dirigentes alvos de suspeitas, em qual outro horizonte os pobres haverão de canalizar suas esperanças? O PT é muito maior do que seus dirigentes acusados de agir ilicitamente.


A hipótese de esgarçadura do PT, advogada por setores retrógrados da política brasileira, é uma ameaça à estabilidade democrática. Sem o PT, os movimentos populares perderão sua representação política. É verdade que poderiam delegá-la a outros partidos progressistas, mas nenhum deles tem suficiente capilaridade no país, nem suscita o entusiasmo confiante que o PT goza Brasil afora.


Salvemos o PT, livrando-o de quem não o merece. Trata-se de salvar a democracia brasileira. E que a lição sirva a todos nós: quando não há clareza de quem são os nossos adversários, corremos o risco de nos comportar como eles.

Nenhum comentário: