Pesquisa divulgada hoje nos jornais mostra que o brasileiro trabalhou os primeiros cinco meses por ano só para pagar tributos. O estudo aponta que nós, contribuintes, damos 40% dos nossos rendimentos para que os governantes administrem municípios, estados e União. É um absurdo, porque a gente não vê contrapartida. São ruas esburacadas, falta de segurança, parcos investimentos em saúde e educação.
Eu, iniciante no estudo do Direito, confesso que não conheço todos os tributos que existem por aí. Durante uma aula fiquei indignada com o chamado Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, que incide sobre os bens de alguém que morreu para que seja transferido para seus herdeiros ou de alguém que pretende fazer uma doação para outro. Gente, até para receber herança a gente tem que pagar algo para o governo do Estado. Não é irritante?
E, na maior cara-de-pau perguntei ao professor:
- É possível sonegar este imposto?
Ele riu e respondeu:- Não tem como. Ele deve ser pago antes de se receber o bem.
Não que eu sonegue impostos. Ao contrário, pago tudo direitinho e em dia. Além disso, há os impostos que a gente paga e nem sente, como os que incidem sobre mercadorias. No jornal hoje disse que o preço da manteiga, por exemplo, é quase metade só o valor do imposto.
Enfim, é necessário uma reforma tributária já. Se não, o povo só vai trabalhar para sustentar os cofres do governo e, indiretamente, as farras que os políticos fazem com nosso dinheiro. (27/05/09)
Nenhum comentário:
Postar um comentário