quinta-feira, setembro 17, 2009

Novo ministro do STF

O presente Lula indicou o nome do Advogado Geral da União, José Toffoli, para o Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar do ministro Carlos Alberto Direito, que faleceu recentemente. Este é o oitavo ministro indicado por Lula. Aliás, é a primeira vez na história que um presidente da República consegue nomear tantos ministros. Aliás, como são 11, os que entraram no seu governo já são maioria na Casa.
Até o final de seu mandato, Lula terá ainda a oportunidade de nomear mais um integrante da Suprema Corte, totalizando nove ministros. Em agosto de 2010, o ministro Eros Grau completará 70 anos de idade e será compulsoriamente aposentado.
No STF atualmente, são indicados pelo presidente Lula os ministros Antonio Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Enrique Ricardo Lewandowski, Eros Roberto Grau e Joaquim Barbosa.
FHC indicou os ministros Gilmar Mendes (presidente do STF) e Ellen Gracie. Fernando Collor de Mello nomeou o ministro Marco Aurélio Mello e José Sarney indicou Celso de Mello, o mais antigo da atual composição.

Nenhum comentário: