quinta-feira, outubro 15, 2009

Cuba, uma grande ilusão!

Sempre admirei Cuba e seus dirigentes (e isso agora está no passado). Achava que ali estava um país igualitário, que só era massacrado porque os Estados Unidos estavam promovendo um embargo econômico. Essa represália, eu continuo abominando. Mas desde que visitei a ilha, meus pensamentos foram mudando gradativamente.
A primeira coisa que me assustou, ao me deparar com a realidade cubana, foi saber que os cidadãos de lá não podiam viajar. Vi isso como você ser prisioneiro dentro do seu próprio país. A segunda surpresa foi o fato de nem todo mundo (a minoria) ter acesso a internet, quando o mundo todo já estava conectado. E, por fim, fiquei mais chocada com o fato de que saber que os cubanos não podiam passear na praia em frente ao hotel que eu estava hospedada em Varadero. Outra restrição é que, na sorveteria Copelia, há uma fila para turistas e outra para os moradores. A segunda, com certeza, é muito mais lenta e o tratamento é pior.
Bom, estou fazendo esta introdução toda, porque acabei de ver o vídeo que Yoani Sánchez fez hoje para o seu blog. É um desabafo diante de mais uma proibição para que ela viaje. A blogueira está hiper conhecida e vai lançar seu livro aqui no Brasil, gostaria de vir para o lançamento, mas como se vê, não será possível.
Agora, temo por sua integridade. O desabafo sincero e inflamado pode ter despertado a ira do Regime. Vamos torcer para que nada de mal aconteça a ela após este episódio. A garota tem uma valentia admirável.

Nenhum comentário: