sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Coerência

Saber equilibrar o que se pensa e diz com o que se coloca em prática é algo quase inatingível. Poucas pessoas que conhecemos conseguem ser o que realmente defendem como ideais. Os valores que nos acompanham, poucas vezes, saem do campo das ideias e vão figurar no nosso comportamento. Falo isso, porque é algo que muito me preocupa. Tento ser coerente com o que penso, mas nem sempre é possível.
Muitas pessoas falam em justiça e fraternidade. Mas seus valores caem por água abaixo quando são injustos com um empregado seu, nunca sequer contribuiram para melhorar a vida dos mais necessitados e pouco ajudam para melhorar o campo social.
Vejo gente que defende a distribuição de renda, mas faz questão de acumular bens e imóveis o quanto pode. Há pessoas que dizem para os seus filhos "mentir é feio", mas ao primeiro telefonema indesejado dizem para os mesmos "se for para mim, diz que não estou".
Não estou aqui colocando o dedo na cara de ninguém. Apenas constatando o que é perfeitamente comum na raça humana. A gente fala para impressionar, expõe com propriedade nossas ideias, tem um belo discurso elogiado por muitos. Só que na hora de fazer, aí é que são elas.
Eu mesma, que acho este mundo capitalista bastante cruel, em que as pessoas são reconhecidas pelo que acumulam e não por sua essência; que acredito que a gente deve trabalhar no que gosta e não no que dá mais dinheiro, me vejo patinando nos meus valores. Hoje viajo para os Estados Unidos e fico feliz da vida quando posso comprar lá objetos bons e mais baratos e, além disso, estou migrando de uma profissão que tanto amo, para outra que ainda não sei dizer que lugar ocupa ou vai ocupar no meu coração. Simplesmente, estou buscando melhores condições financeiras.
Enfim, ser coerente não é para qualquer um. Quem conseguir esta façanha, eu aplaudo de pé.

Nenhum comentário: