segunda-feira, março 08, 2010

As mulheres da fábrica

Eu não sabia o evento que havia motivado a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Ontem mesmo meu enteado perguntou o motivo da data e eu não sabia responder. Hoje vários sites informam. E para quem não sabe, eu também deixo aqui a contribuição.
No dia 8 de março de 1857 as trabalhadoras de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque resolveram protestar contra as condições indignas de trabalho e entraram em greve. Na ocasião, sua jornada de trabalho era de 16 horas, seus salários mais baixos que os dos homens e passavam por humilhações frequentes no local de serviço. Pois bem, elas ocuparam a fábrica para reivindicar jornada de 10 horas, equiparação salarial e um melhor tratamento pelos colegas e superiores.
A manifestação foi reprimida com bastante violência e as mulheres trancadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 trabalhadoras morreram nesta barbárie. Por conta do fato, em 1910 foi instituída a data, em uma conferência na Dinamarca. Portanto, não tratas-se apenas de uma homenagem, mas de uma lembrança para que as mulheres sejam tratadas com dignidade e tenham seu espaço garantido tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade. Hoje, muita coisa mudou, mas a data não é apenas para se beijar e abraçar uma mulher, mas para se refletir sobre o valor de cada uma e sobre os caminhos a serem trilhados por todas nós.
Feliz Dia Internacional da Mulher!!!!

Nenhum comentário: