terça-feira, julho 20, 2010

Santiago do Chile

Santiago do Chile é a capital em que todos gostariam de morar. Monumentos bem cuidados, flores por todo lado, ruas limpas e culinária saudável. Ao contrário de Buenos Aires e Rio de Janeiro, os locais históricos têm poucas pichações (pelo menos quando fui lá, em 2004) e as ruas não são lotadas de papéis e outros lixos. Em relação às áreas verdes, é possível ver jardins lindos e floridos, porque a cidade se preocupa com a poluição. Por ficar em um vale, rodeada por montanhas, o ar fica concentrado, sem ter para onde escapar. Já foi a segunda cidade mais poluída do mundo e com a atenção voltada para o meio-ambiente, conseguiu baixar para a quinta cidade com pior qualidade de ar.
Uma curiosidade é que há poucos prédios construídos antes do século XX. É possível até ver carcaças, mas não construções inteiras. Isso se deve aos terremotos frequentes no país. Com isso, muitos edifícios foram abaixo.
Bom, em relação à culinária, quem pretende comer bem, pode ir ao Mercado Central. Lá há muitos restaurantes e a especialidade é frutos do mar. Lá comi o melhor salmão de toda a minha vida. O congrio rosa também é uma das grandes pedidas. Ele fica na esquina das Ruas 21 de Mayo y San Pablo.

Nenhum comentário: