sexta-feira, outubro 01, 2010

Impressões sobre o debate

O debate entre os candidatos à Presidência da República ontem na Rede Globo não trouxe maiores esclarecimentos ou empolgação. Não se fazem mais debates/embates como antigamente, onde os candidatos tentavam influenciar o eleitor com discussões fervorosas e pontos de vista próprios. Nem sempre ganhava na discussão o melhor, mas o mais combativo. Só que era mais interessante.
Ontem, o que assistimos fomos discursos prontos, em que cada um tirava uma "cola", dependendo do assunto sorteado ou escolhido pelo adversário. Não houve debate, mas uma enxurradas de números, cifras e promessas. Quanto ao desempenho de cada um, apresento a minha impressão:

Dilma Rousseff - Pontos positivos: conseguiu mostrar as melhorias no governo Lula, como o avanço da economia, a proposta de IPI zero, o bolsa-família (que amenizou a miséria) e relacionar ao governo federal, o combate a violência através das UPPs, do governo Sérgio Cabral.
Pontos negativos: perdeu a oportunidade de alfinetar Serra em relação ao governo de São Paulo e falar que o governo FHC teve poucos avanços na área social, assim como, empreendeu uma política-econômica que achatou o salário dos funcionários públicos federais, sem contar do alto índice de terceirização.


José Serra - Pontos positivos: começou muito bem, mas foi caindo ao longo do programa. Falar sobre os genéricos e sobre a quebra de patente para os medicamentos contra a Aids foi interessante, porque foram boas realizações da sua atuação como ministro da Saúde de FHC.
Pontos negativos: Perdeu a oportunidade de colocar Dilma contra a parede sobre os recentes casos de corrupção (caso Erenice, por exemplo). Não conseguiu combater Marina quando ela falou do problema da favelização e da habitação em São Paulo. Afinal, como governador não conseguiu desenvolver programas eficazes.

Marina Silva - Pontos positivos: procurou mostrar que está disposta a governar com pessoas honestas de todos os partidos e falou ponderadamente dos avanços do governo Lula, como o programa Minha casa, minha vida, que garantiu habitação para a população de baixa renda. Entretanto, tocou na ferida dos dois governos (FHC e Lula), dizendo as coisas que deixaram de ser feitas nos últimos 16 anos.
Pontos negativos: não apresentar um programa de governo muito claro, ressaltando apenas a questão ambiental, sem falar de que forma pretende minimizar os impactos no meio ambiente sem entravar outros setores da economia. Levantou muito a bola da Dilma, dizendo que alguns programas foram bons e precisam ser ampliados.

Plínio de Arruda Sampaio - pontos positivos: enfatizar o social em detrimento do econômico e demonstrar empolgação no seu discurso, ainda que um pouco exagerados para os dias de hoje. Ter a juventude ao lado é algo que sempre dá motivação. Além disso, mesmo que não se concorde com suas ideias, é sempre bom ter uma linha mais radical, para a gente ter sempre uma referência e contraponto.
Pontos negativos: falar em calote à dívida não traz voto para ninguém. Isso porque antes, quando só tínhamos a experiência da Direita no Poder, era algo que nos trazia novos horizontes. Hoje, após o governo Lula, descobrimos que é possível melhorar a área social sem buscar uma alternativa socialista. O discurso do PSOL me parece um pouco ultrapassado para os novos tempos, está mais para anos 60.

Nenhum comentário: