quinta-feira, agosto 27, 2009

Memórias afetivas de viagem

Ainda estou sob o efeito da magia de Orlando e Miami e comecei a repensar que memórias afetivas tenho dos países para onde viajei. Uma coisa é certa, Buenos Aires foi o único lugar que não me impressionou. Vou enumerar algumas coisas, que ficarão para a posteridade.

1 - Cuba: a praia límpida de cor verde clara de Varadero, os muros pintados com dizeres da Revolução, as referências a Che Guevara por toda parte, o Museo de La Revolución, Habana Vieja, as referências a Hemingway, o Hotel Nacional, os paladares, as roupas e carros da década de 50, o Malecón (sobretudo).

2- Chile: o frio cortante, a educação dos moradores de Santiago, La Sebastiana em Valparaíso, a primeira visão de um mar do Pacífico em Viña del Mar, as estátuas da Ilha de Pascoa que vi em um museu, as referências a Pablo Neruda, a primeira vez que comi um salmão e gostei, os lagos Andinos, Peulla e seu vulcão e ter visto neve pela primeira vez (principalmente!).

3 - Uruguai: o melhor doce de leite do mundo, as casas dos ricaços em Punta del Este, ter experimentado empanadas (tudo bem, são Argentinas, mas provei lá), aquela imagem da mão saindo da areia e as gaivotas na praia, sem falar no ônibus cheios de velhinhos reclamões que foram conosco conhecer a fazenda Lapataia e o hotel em que Che Guevara ficou hospedado quando era ministro do governo cubano.

4 - Argentina: os teleféricos de Bariloche, os São Bernardos de Bariloche, Cerro Catedral, o vento insuportável que quebrava os ossos do centro cívico de Bariloche, as lojas de chocolate (irresistíveis). Já de Buenos Aires posso destacar a beleza de Puerto Madero, o show de tango, a nostalgia da Plaza de Mayo e as livrarias da Calle Florida .

5 - Estados Unidos: a educação do povo, os fast foods que eu amo (quero os sanduíches do Wendy's e do Earl of Sandwich!), os outlets, a magia inesquecível e emocionante dos parques da Universal e da Disney, com um aparte para a parada do Magic Kingdom, o trânsito organizado, a comida cajun, a pimenta do Golden Corral (rede de restaurantes) que quase me derrubou, a beleza da praia de Miami Beach e a encantadora Lincoln Road de South Beach, sem falar no maravilhoso clima da viagem.

Nenhum comentário: