sexta-feira, abril 30, 2010

Oportunidade jogada fora

Infelizmente, o Brasil perdeu uma oportunidade única de rever a Lei da Anistia. Estava na hora de investigar todos os crimes cometidos na Ditadura Militar por torturadores e punir quem ainda estiver vivo.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam que a anistia foi amplamente negociada na época por militares e civis, tendo sido um fator determinante para a abertura.
Sinceramente, jogamos no lixo a chance de punir quem cometeu atrocidades, que violou Direitos Humanos e matou e provocou sequelas definitivas em muitas pessoas por aí. Sei que a esquerda também cometeu delitos, mas agentes do Estado não poderiam agir criminosamente como se fosse normal e natural. Os porões da Ditadura revelaram choques elétricos, abusos sexuais, lesões no pau de arara e outras coisas absurdas e condenáveis.A bomba do Riocentro está aí para não nos fazer mentir. Um atentado que poderia ter matado milhares de pessoas, com o intuito apenas de colocar a culpa na esquerda. Ainda bem que a bomba estourou antes e revelou os verdadeiros culpados.
Neste ponto, o que cidadãos argentinos fazem é  maravilhoso. Não deixam ficar impunes as práticas de tortura cometidas por militares. Se a Justiça não denuncia, eles fazem protestos e mostram a cara dos torturadores. As Mães da Praça de Maio estão lá, exibindo seus lenços brancos, as fotos dos filhos desaparecidos e se manifestando para exigir a  punição dos culpados.

2 comentários:

Poshi disse...

Discordo,ditadura é ditadura. Pense só no seguinte. Aconteceu num contexto histórico,a democracia foi negociada e aceita pelo povoe pelos militares. Se não fosse dessa forma teoricamente estariamos ainda numa ditadura ou haveira uma revolução.

Esse foi a posição dos Ministros do STF. Tratar como se fossem crimes comuns os atos da ditadura é ignorar o amplo debate que levou a volta da democracia no país.

E querem rever a Lei?
Uma lei criada exatamente para afastar de vez o perigo de revanchismo e vingança dos militares.

Não sei se os que apóiam a revisão da lei têm a conciência de que o povo não conquistou a democracia, ela foi "dada" pelos militares.

Sem a existência da lei, a democracia brasileira teria sido retardada.

Carol Bessa disse...

Concordo que a lei ajudou na restauração da democracia. Mas não acho que os crimes devam ficar impunes. Infelizmente, você tem razão que não foi uma democracia conquistada, mas concedida, como todos os momentos da história do Brasil. Entretanto, a certeza da impunidade também possibilita que torturas continuem ocorrendo. E a gente sabe que ainda existe essa prática para se obter confissões em órgãos de repressão policial.