quarta-feira, junho 22, 2011

A vida virou um reality show

Quando os blogs foram criados, muita gente disse que todo mundo estava se expondo, fazendo verdadeiros diários, que deixaram de ser secretos e trancados à chave para cair no cyber espaço. Muita gente contava o que tinha feito, o que iria fazer, como estava a relação com o namorado/noivo/marido. Imaginávamos que a internet tinha vindo para ser uma verdadeira rede de fofocas.
Só que, na época, não se imaginava que as redes sociais fariam muito pior. Antes, só entrava em um blog quem era amigo do autor ou quem o descobria em sites de busca. No Orkut, as pessoas começaram a deixar recados umas para as outras e colocar fotos de férias, de aniversário, de ocasiões especiais.
Aí veio o Facebook que nos transformou em verdadeiros participantes de reality show. Todas as pessoas da sua lista são capazes de saber o que você faz durante todo o dia e onde esteve. Para isso, basta que você seja alguém disposto a contar seus passos. Estou falando aqui, mas procuro me policiar para não me expor, tampouco expor meu marido e minha família. Há pessoas com descrição neste mundo e é preciso respeitá-las. Além disso, é preciso ter prudência e buscar aquela esquecida privacidade, que nos fazia, pelo menos no aconchego do nosso lar, seres anônimos dispostos a viver um pouco a intimidade.

Nenhum comentário: