quarta-feira, setembro 30, 2009

É culpa de Santos Dumont



A idéia de se cobrar imposto sobre automóveis surgiu por culpa de Alberto Santos Dumont. O nosso grande inventor da aviação trouxe para o Brasil o primeiro automóvel que rodaria por nossas terras, o modelo Peugeot, "Vis-a-Vis" (foto acima), importado da França. O carro veio à bordo do navio Portugal, por 1.200 francos, em 1898.
Pois é, quatro anos mais tarde, o Governo de São Paulo resolveu criar a Taxa de Circulação para veículos, que recaía sobre automóveis, carroças, tílburis (carruagens que transportavam indivíduos como se fosse táxis) e outros veículos existentes na época. Esta taxa é a antecedente do nosso imposto de hoje.
Portanto, além de inventar o avião, o nosso querido Alberto foi inspirador para criação do IPVA.

De novo, não

Tenho reparado nas vitrines de lojas de sapato que há uma forte tendência no próximo verão de se usar sandálias de salto anabela e plataforma. Pelo amor de Deus, não! Eu não posso aderir a elas de jeito nenhum. Lembro que quando as usava, tropeçava a toda hora e muitas vezes acabava arrebentando o calçado.
Aliás, em um único dia conseguir estragar duas sandálias. Pasmem! Quem trabalhou comigo no jornal todo azul sabe disso. Foi um dia repleto de gargalhadas!

Consultoria de imagem

As pessoas que gostam de andar bem vestidas já tem um cantinho para visitar. É o blog Acessórios e muito mais. A consultora de imagem Carol Rangel dá dicas incríveis para homens e mulheres. Apesar de eu não ser aquela pessoa estilosa, acho fantástico quem consegue ser. Vale a pena conferir.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Os buchas

Falando em séries, meu marido me apresentou uma série muito divertida, que já está fazendo o maior sucesso. Ela vai ser exibida na TV, mas por enquanto pode ser vista pelo canal Oi, da internet. Chama-se Os buchas. São situações hilárias de um grupo de amigos que vivem pensando em 'pegar mulher'.

Heroes

Uma amiga me emprestou as duas primeiras temporadas da série Heroes. Vi o primeiro episódio e achei bem interessante. Mas não há como negar que se parece muito com X-men. Aquela menina, a Claire, tem os mesmos poderes do Wolverine. Só que sem as garras.

sexta-feira, setembro 25, 2009

Coisas da moda

Não sou uma pessoa que procura seguir todos os padrões da moda, tampouco fico alienada às novidades que me interessam. Mas há coisas muito engraçadas, que são feitas para vender e, muita gente nem percebe. A mais recente novidade é o nude. Sabe o que é isso? Ah, então você está por fora. Nude é o antigo beje. É isso aí, agora o barato é ter peças de roupa bejes, sandálias bejes e por aí vai. Só que com um nome mais pomposo, né?
Lembra do body? Na verdade, era o antigo collant. Mas a minha geração aderiu a ele e só queria saber de comprar bodys e mais bodys para usar com as calças de cintura baixa, que eram a última moda entre adolescentes.
Pois é, resolvi que agora não vou mais dar as roupas que considero sem graça, porque daqui a pouco volta a se usar e a gente precisar comprar outras, porque afinal de contas é muito mais legal ter um sapato Nude do que ter uma sandália beje, né não?

segunda-feira, setembro 21, 2009

Chuva no Rio

Quando chove no Rio é sempre a mesma coisa: desviar de poças, ter um pouco de paciência para esperar o transporte público e mais um tanto para chegar em casa. A coisa piora se falta luz em casa. É uma verdadeira maratona.
Hoje precisei pular um rio de esgoto que descia a Rua Voluntários da Pátria, me apertar no ônibus, aguardar duas horas para chegar em casa e na hora de descer do coletivo... não desci.
A rua estava cheia. Tive que esperar mais um ponto para colocar o pé na rua. Havia um rio em frente ao meu prédio. Precisei dar a volta pela rua de trás.
Além disso, o guarda-chuva novinho ameaçou emperrar e a roupa que acabei de estrear tomou um banho. Enfim, um horror!

sábado, setembro 19, 2009

Romance policial sem detetive

Em notinha do Prosa e Verso de hoje, a escritora de romances policiais, Patricia Melo, lembra que, em toda a sua bibliografia, não tem nenhum personagem detetive. Interessante, né? Todas as histórias policiais que eu conheço são protagonizadas por investigadores. Agora, ela quer providenciar um para projetos futuros.
Aliás, fiquei ainda mais curiosa para ler suas histórias. Entre suas publicações estão Acqua troffana e Jonas, o copromanta. Outro autor do gênero que está na minha lista é Luís Alfredo García-Roza.

Cobrança do IPVA

Uma das grandes discussões em relação à cobrança do IPVA do Rio é de que há uma inconstitucionalidade na vinculação do imposto à vistoria dos automóveis. Primeiro de tudo, imposto é uma espécie tributária não vinculada, por isso, não necessariamente serve para melhoria das estradas ou para manutenção de ruas, tampouco para serviço público que garanta apenas que automóveis em devido estado de manutenção andem pelas ruas. É apenas uma forma de o estado garantir arrecadação fiscal para aplicar em qualquer setor público que lhe convier.
Diante disso, já fica claro que não se pode vincular o IPVA ao serviço de vistoria dos nossos carros. Este tipo de serviço deve ser vinculado unicamente à taxa de vistoria (que já vem embutida no pagamento do IPVA, assim como DPVAT e tarifas bancárias). A taxa, sim, é um tributo vinculado a um serviço público específico e ao exercício regular do poder de polícia. Portanto, a taxa de vistoria serve para que o estado, com seu poder de polícia, fiscalize as condições dos automóveis e garanta uma segurança maior no trânsito.
Resumindo: do jeito que é feito hoje, o IPVA pago junto com taxa de vistoria, sendo obrigatório para se utilizar o serviço de fiscalização dos automóveis, foi transformado em taxa, ou seja, tornaram o tributo vinculado a um serviço.
Diante disto tudo, chegamos à conclusão de que não se pode impedir um contribuinte de fazer vistoria se ele não tiver pago o IPVA, bastaria que ele pagasse a taxa relativa ao serviço e, estando tudo ok, recebesse o documento anual do veículo.
A cobrança do IPVA é outra história. O inadimplente teria que prestar contas ao Fisco e, se for o caso, ser inscrito em Dívida Ativa.

Vida de jornalista

São 13 anos de jornalismo. Uma carreira que levo no fundo do meu coração, apesar de pretender, no futuro, migrar para outra. Vou fazer aqui um balanço geral das entrevistas que fiz na vida (algumas, porque é difícil lembrar de todas, é claro!) Depois, vou incluindo mais.

Exclusivas (com admiráveis):
1 - Barbosa Lima Sobrinho
2 - Frei Betto
3 - Luiz Alfredo Garcia-Roza
4 - Cristóvam Buarque
5 - Hebe Bonafini - presidente das Mães da Praça de Maio
6 - Doutores da Alegria
7 - Nelson Pereira dos Santos

Exclusivas (outros)
1 - Paulo Renato Souza (ex-ministro da Educação)
2 - Lindberg Farias (ex-presidente da UNE e atual prefeito de Nova Iguaçu)
3 - ministro da Educação de Cuba (não me recordo o nome)

Coletivas
1- José Saramago - escritor prêmio Nobel de Literatura

Depoimentos
1- Jorge Benjor
2- Oscar Niemeyer
3 - Du Moscovis
4 - Vanessa Giácomo
5 - Robson Caetano

sexta-feira, setembro 18, 2009

Dia mundial sem carro

Está marcado para o próximo dia 22 o Dia Mundial Sem Carro, uma campanha com o objetivo de melhorar a qualidade do ar. Espero que as pessoas participem, deixando seus carros em casa e optando por transporte público.
Se 50% dos donos de carro no Rio de Janeiro atenderem ao apelo, deixarão de ser emitidas 5.400 toneladas de CO2. O meio ambiente agradece!

quinta-feira, setembro 17, 2009

Brenda


(Avatar do site Pet Lover, que eu adoro!)

Novo ministro do STF

O presente Lula indicou o nome do Advogado Geral da União, José Toffoli, para o Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar do ministro Carlos Alberto Direito, que faleceu recentemente. Este é o oitavo ministro indicado por Lula. Aliás, é a primeira vez na história que um presidente da República consegue nomear tantos ministros. Aliás, como são 11, os que entraram no seu governo já são maioria na Casa.
Até o final de seu mandato, Lula terá ainda a oportunidade de nomear mais um integrante da Suprema Corte, totalizando nove ministros. Em agosto de 2010, o ministro Eros Grau completará 70 anos de idade e será compulsoriamente aposentado.
No STF atualmente, são indicados pelo presidente Lula os ministros Antonio Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Enrique Ricardo Lewandowski, Eros Roberto Grau e Joaquim Barbosa.
FHC indicou os ministros Gilmar Mendes (presidente do STF) e Ellen Gracie. Fernando Collor de Mello nomeou o ministro Marco Aurélio Mello e José Sarney indicou Celso de Mello, o mais antigo da atual composição.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Um passeio a Hogwarts

Quando fui no Universal Studios, em agosto, pude ver inúmeros cartazes anunciando Harry Potter para o próximo ano. Só que ainda não estava tão apaixonada pela série. Agora quero voltar lá para conhecer as novas atrações. Segundo os jornais de hoje, os criadores do aguardado Wizarding World of Harry Potter no parque da Universal, em Orlando, revelaram detalhes de três grandes atrações da nova área temática, que vai incluir um passeio chamado de Forbidden Journey no Castelo de Hogwarts.
Os outros brinquedos serão o Desafio do Dragão, um passeio em alta velocidade e outro é o Voo do Hipogrifo, uma montanha russa baseada na criatura mágica com cabeça, asas e pernas dianteiras de uma águia gigante e corpo, pernas traseiras e rabo de um cavalo.
As novas atrações baseadas na história de J.K. Rowling serão inauguradas realmente no primeiro semestre de 2010. Mark Woodbury, chefe da Universal Creative, disse que os cenários, atrações e lembranças serão fiéis à série de sete livros da autora britânica J.K. Rowling. Depois destas notícias, estou ansiosa para voltar ao parque e, desta vez, comprar também um chapéu seletor que encontrei para vender por lá.

terça-feira, setembro 15, 2009

Brincadeirinha "Se eu fosse..." versão 2009

Se eu fosse um mês, eu seria: agosto
Se eu fosse um dia de semana: sábado
Se eu fosse uma hora do dia: meia-noite
Se eu fosse um planeta: Plutão (ops, não é mais planeta)
Se eu fosse uma direção: Norte
Se eu fosse um caminho: Lincoln Road
Se eu fosse um móvel: poltrona reclinável massageadora
Se eu fosse um pecado: gula
Se eu fosse um líquido: café com creme
Se eu fosse uma pedra: ametista
Se eu fosse uma flor: orquídea (sempre!)
Se eu fosse uma estação: verão
Se eu fosse um instrumento musical: piano
Se eu fosse uma cor: lilás
Se eu fosse um bicho: um cão São Bernardo ou um golfinho
Se eu fosse um som: do mar
Se eu fosse uma música: "Não precisa mudar"
Se eu fosse um livro: "A bicicleta azul"
Se eu fosse uma comida: um sanduíche do Wendy´s
Se eu fosse um doce: chocolate
Se eu fosse um lugar: Disneyworld
Se eu fosse um gosto: milshake de ovomaltine
Se eu fosse um cheiro: perfume Karolina Herrera
Se eu fosse uma palavra: alegria
Se eu fosse um objeto: pérola
Se eu fosse uma parte do corpo: pés
Se eu fosse uma expressão facial: gargalhada
Se eu fosse uma matéria: Literatura
Se eu fosse um número: 33

Ele se foi

Um dos ídolos da minha adolescência, Patrick Swayze, morreu. É uma enorme perda. Afinal, foi com ele que eu tomei gosto pela dança (que vontade de ser aquela menina feia do Dirty Dancing), que aprendi que, ser jovem, às vezes, é sinônimo de ser inconsequente (com Vidas sem Rumo) e também que um amor pode ultrapassar a nossa existência (com Ghost). Derramei inúmeras lágrimas e me diverti em longíguas e inocentes tardes em frente à TV curtindo um pouco dos filmes que ele protagonizou. Vai em paz, Patrick!

domingo, setembro 13, 2009

Bienal fervilhando

A Bienal do Livro está cheia como sempre. É gente andando pelos corredores, lotando estandes e impedindo que a gente veja com mais calma o que tem de interessante para conhecer e comprar. Imagino que muitas pessoas vão a estes eventos só pela novidade, pelo modismo e sequer gostam realmente de ler. São as que compram um best-seller qualquer só para dizer que também estão inseridas no mundo mágico da leitura. Mas os lêem muito devagar ou o deixam num canto para ser guardado depois.
Há os adolescentes que comparecem realmente só pelo inusitado e vão até lá para tirar fotos e colocá-las depois no orkut. Vi um grupinho fazendo fila para serem fotografados com o cartaz em tamanho natural do Obama.
Os estandes estavam tão lotados que não consegui comprar os livros de Direito, de que estava precisando. Acabei parando num estande de livros usados e comprei o quarto romance da série Bicicleta Azul, de Regine Deforges ("Tango negro"), De amor e de sombras, da Isabel Allende e Rota 66, do Caco Barcellos. Nada raro, tampouco lançamentos.
No estande da Livraria da Travessa havia edições lindíssimas de clássicos da literatura, com capa dura, em inglês e laterais douradas. Quase saí com a obra completa de Oscar Wilde debaixo do braço. Depois pensei bem e falei que ainda preciso caminhar muito para ler no idioma original. Acabamos levando livros de arte e de cinema, muito interessantes!
Quanto ao reembolso do ingresso, que prometeram dar em alguns estandes, caso a pessoa adquirisse mais de R$ 50 em livros, é uma lenda. Em todos em que fomos, inclusive de editoras grandes como Record e Saraiva, ninguém oferecia tal desconto.
Enfim, saímos com algumas publicações, cansados, mas valeu a pena. Sempre vale a pena percorrer um evento como estes, ainda mais para quem ama o mundo das letras.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Em busca de novos livros

Pretendo ir à Bienal do Livro deste ano, mas confesso que não estou com desejo incontrolável de comprar nenhum livro. Talvez gaste uma grana com livros de Direito, mas não será igual a edições anteriores em que eu vasculhava estandes em busca de um livro de García Márquez no idioma original. Acho que estão esgotadas as possibilidades. Já tenho quase todos e dei um tempo de ler o que ainda resta.
Já li em outros sites comentários de que a feira está fraquíssima. Estão dando atenção a best-sellers americanos e esquecendo o resto. Vou conferir....

quinta-feira, setembro 10, 2009

Mudanças na lei para crimes contra a dignidade sexual

As mudanças no Código Penal e outras leis (ECA e Lei dos crimes hediondos) está dando o que falar. Algumas alterações até são positivas, outras ainda merecem discussão:

1 - O fato agora é que homem também pode ser estuprado. Já que antes o tipo penal falava em "constranger mulher, mediante violência ou grave ameaça a ter conjunção carnal", agora se fala em "constranger alguém". Isso é mais que positivo, já que não só as mulheres podem ser estupradas. Os homens também podem sofrer violência sexual, tanto os gays quanto outros que podem ser obrigados por mulheres sob a mira de uma arma a praticar sexo com elas. Por que não? Isso existe! Enquanto o primeiro caso antes era punido como atentado violento ao pudor, o segundo era fato atípico, ou seja, não havia punição prevista para este caso.

2 - Outra discussão é o fato de que estupro e atentado violento ao pudor passam a fazer parte do mesmo tipo penal. Então, o que hoje poderia ser considerado tentativa de estupro? Se a pessoa começou os atos delituosos, mas não os terminou por motivo alheio à sua vontade, ainda que sem conjunção carnal, já está consumando o crime de estupro atual, tendo em vista que o tipo penal é mais abrangente e engloba o que antes eram delitos distintos (estupro - art 213 e atentado violento ao pudor - art 214). Como avaliar, então, até onde é crime consumado ou tentado?

3 - Uma inovação interessante é a inclusão, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de uma penalidade para a corrupção de menores através de meios eletrônicos. Trata-se de uma modernidade, já que uma pessoa pode incitar um adolescente, via sites de relacionamento como Orkut, Twitter e outros, a participar de uma pancadaria de torcidas organizadas ou incentivá-lo a vender drogas.

É isso aí, sou apenas uma mera estudante de Direito. Aceito discussões mais aprofundadas. Muitas coisas precisam ser analisadas pelos doutrinadores com mais calma para entendermos o que está por vir.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Em busca dos sonhos

Em busca da felicidade, com Will Smith, é um filme inspirador. Desde que o vi não consigo parar de pensar em como o ser humano, quando deseja muito uma coisa, luta para conquistá-la. Acreditar nos sonhos, no impossível e ir em busca disto é realmente o que move a vida. Por isso, tenho pensado em como atingir alguns objetivos que venho perseguindo, mas não tenho feito com tanto empenho. Quero aprender com esta linda história a alcançar o que almejo.

sexta-feira, setembro 04, 2009

O gato Banderas

O Gato de Botas, personagem de Shrek, dublado por Antonio Banderas, vai ter o seu próprio desenho. A animação que o terá como personagem principal será lançada pela Dreamworks em 2012. Depois da estreia de Shrek 4. Realmente o Gato é um personagem muito marcante. Espero que a história seja tão boa quanto as de Shrek.

Lincoln Road

O Globo fez hoje uma matéria sobre os 30 anos do período art déco de Miami. Ao retratar a cidade, resolveu falar também, é claro, de South Beach e sua Lincoln Road. Está aí um lugar que não vou esquecer. Adorei a Lincoln Road com suas lojas, restaurantes, bares e galerias de arte. Uma rua fechada ao trânsito e muito charmosa para turistas e moradores de South Beach. AMEI!

quinta-feira, setembro 03, 2009

Para acabar com os preconceitos

Terminei de ler Filha, mãe, avó e puta, biografia de Gabriela Leite, ex-prostituta e criadora da Daspu. A narrativa é envolvente e a gente encontra lá uma nova visão sobre o mundo da prostituição. Afinal, a autora do livro não se coloca como vítima do destino, ou seja, como alguém que optou por esta vida porque não tinha outra saída. Ela era estudante de sociologia da USP e resolveu ser puta por conta própria, atrás de uma vida com mais liberdade.
É interessante como Gabriela não se lamenta, não se arrepende e não culpa ninguém por sua escolha. Ela usou sua trajetória da melhor maneira possível, defendendo os direitos da sua classe e mostrando à sociedade que trata-se de uma profissão, que merece respeito como todas as outras e, que ninguém deve ser penalizado, discriminado ou apedrejado por isso.
Aliás, é um livro para romper aqueles preconceitos que temos lá no nosso íntimo. Principalmente, nós, mulheres, que, muitas vezes, encaramos as prostitutas como mulheres de menos categoria. Seria, inclusive, um texto obrigatório para certos meninos que andam espancando mulheres por aí e justificando: "pensei que fosse uma prostituta", como se houvesse alguma justificativa para espancar qualquer ser humano.

Cachorro mais velho do mundo

Morreu essa semana o cão mais velho do mundo, segundo o Guinness.
Chanel, um dachshund, morreu de causas naturais na casa de seus donos, no subúrbio de Port Jefferson Station, na cidade norte americana de Long Island. O bichinho tinha 26 anos, o equivalente a 147 anos humanos. (A informação é do site Pet Lover). Ai, se todos os cachorrinhos vivessem tanto assim...

terça-feira, setembro 01, 2009

Novo sonho de consumo

Estou fascinada pelo fato de já existir um livro eletrônico, o Kindle. Nele, é possível ler todos os livros desejáveis e carregá-lo para tudo o que é lugar. O mais legal é que a tela não tem reflexo e não emite luz, por isso não é cansativo como ler algo na tela de um computador. Vi alguns em Miami, mas os preços ainda estão salgados. Estou doida para que ele popularize logo e a gente possa comprá-lo por precinhos camaradas.

As madrugadas

Já estava me acostumando com as madrugadas em claro. Elas são ótimas para ler livros inteiros, para ver uma sequência de filmes que nunca teve oportunidade de assistir (no meu caso, o eleito foi Harry Potter) e também para curtir tudo isso ao lado da pessoa que se ama, com pausa para um lanchinho às 4 da madruga. Pois é, agora acabou. Volto ao trabalho e, com isso, minhas noites serão apenas para dormir e descansar da labuta. Já estou com saudades desta rotina e, por isso, me despeço da minha última madrugada escrevendo neste blog. Horário de Brasília: 3h33m.